Phillip Long. Um ano. Quatro discos.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

O que te motiva? O que te faz seguir em frente? Estas perguntas parecem bobas, mas não para Phillip Long que lança, com exclusividade, seu quarto álbum em nosso espaço, intitulado Atlas. E lá estou eu, conversando com ele, sobre o que o motivou a continuar compondo, criando.

Phill contou que, depois do seu terceiro álbum, andou descontente, desconfortável. Mas, eis que encontrou uma faísca, um motivo para renascer: Apaixonou-se por uma mulher que o ensinou muitas coisas, que foi um farol em sua vida! Imagino eu que, antes da moça, o disco evoluía para um lado mais pesado, como podemos observar em “Strange Disorder”, “Problematic Soul” e “Look Through My Window”, onde o artista prevê seu fim, cavando sua própria sepultura. Ou seja, letras compostas por alguém sem esperança alguma. Canções perfeitas para sua escola musical, o Folk, mas não para sua vida… Aliás, eu me encanto cada vez mais com a parceria entre Phillip Long e Maria Eliza, que deixam mais leves canções aparentemente pesadas.

Eis que surge sua motivação… E lá vou eu, com meu coração duro, perguntando para o Phill se não é perigoso colocar seu coração nas mãos de uma pessoa. Ele me responde: “Sílvia, ela me motivou! Eu tenho vivido o presente, distante da perda incomum! Sabe-se lá quanto tempo pode durar… Mas, a verdade é que renasci e isso vai caminhar comigo!” Ok, Phill! Não meço mais forças com você! Você prova isso muito bem no trecho da canção “Blue Valentine”: “Blue Valentine, where are your photographs? Blue Valentine, show me your photographs. Your hands and legs and all the rest”.

Artista esperançoso, músicas esperançosas, não? Sim, nosso artista evoluiu como ele mesmo me disse em nossa conversa: “A honestidade deste disco é muito maior do que jamais pensei! Esses são os retratos de como foram os meus dias antes do renascimento. Além de o disco sair em um momento muito lindo da minha carreira, com meus três discos entre os mais baixados da Musicoteca!” Já são mais de 30.000 downloads, Brasil!!! Em “Little Lion From the Sea” e “Down In The Ocean”, Phill revela todo um lado delicado comparando seu amor a bolos de chocolate com xícaras de chá, porém lembrando que o amor é livre como o nadar dos peixes.

Eu estava escrevendo sobre a nova obra do Phill e, em algum momento, me pareceu que, como se depois de tudo que eu havia escrito, não houvesse o porquê de dar tantas explicações. Mas cada vez mais as músicas do Phill tornam-se complexas, numa crescente evolução, e acho válido explicar para seus leitores os motivos, crises e soluções encontradas pelo artista. Daí, quando baixada e escutada, a música soa familiar e vai de encontro aos nossos conflitos, ao nosso coração.

A produção de Atlas continua nas mãos do seu mentor, Eduardo Kusdra. E não poderiam ser diferente, eles chegaram numa unidade artística que poucos abordaram. Pensam até ao vivo. “Eu e o Eduardo alcançamos algo completamente puro e honesto. Nossa parceria foi para outro nível!” – afirma Phill. A capa do disco, diferente dos outros álbuns, desta vez é uma foto, assinada por Ciro Bertolucci, onde Phill, renascido, observa um globo e tem o mundo em suas mãos.

Como eu disse, parei de medir forças com Phill e parei de tentar entender seu rápido processo de criação. Esqueceram que ele é Phillip Long?

Conheça mais sobre o trabalho de Phillip Long:
My Space de Phillip Long
Página de Phillip Long no Facebook
twitter de @Phillip_Long

Quem faz:
Álbum Atlas – 2012
Arranjado e produzido por Eduardo Kusdra
Gravado
Mixado e masterizado no Arte Master Home Studio entre Junho/Agosto de 2012
Voz – Phillip Long
Violões aço & nylon, guitarras, pianos, hammond e slide – Eduardo Kusdra
Bateria (na faixa Strange disorder) – Maguinho Alcântara Brecht
Backing vocals (nas faixas Strange disorder & Problematic soul) – Maria Eliza
Fotografia: Ciro Bertolucci

Sobre Estar Vivo – 2012

1. Raízes No Quintal
2. Ciclo Natural
3. Sobre Estar Vivo
4. Amálgama
5. Rapaz Do Interior
6. Sopro Do Dragão
7. Ribalta

http://www.amusicoteca.com.br/wp-content/plugins/downloads-manager/img/icons/default.png Download: Phillip Long - Sobre Estar Vivo – 2012
Adicionado: 14/12/2012
Baixado: 9441 vezes
Aviso: Todas as obras disponibilizadas e distribuidas neste site são gratuitas e autorizadas por seus autores.

ATLAS – 2012

1. Look Through My Window
2. Moon Rising
3. When The Stars Collide
4. Blue Valentine
5. Problematic Soul
6. Strange Disorder
7. Little Lion From The Se
8. Animal Side
9. Down In The Ocean
10. Atlas
11. Swan Song
12. Done
13. Slow Down

http://www.amusicoteca.com.br/wp-content/plugins/downloads-manager/img/icons/default.png Download: Phillip Long - ATLAS - 2012
Adicionado: 22/08/2012
Baixado: 7120 vezes
Aviso: Todas as obras disponibilizadas e distribuidas neste site são gratuitas e autorizadas por seus autores.

Dancing With Fire (A Folk Opera) – 2012

1. Dancing With Fire (Prologue)
2. We Were Giants
3. Woman Of Venus
4. In God’s Name
5. A Prelude For My Disgrace (Interlude)
6. Damn She’s Got My Mind
7. So Old To Fall In Love
8. I Can’t Wait Until Tomorrow
9. It’s Hard When It Aches
10. A Requiem For My Joy (Interlude #2)
11. Forsaken By Love
12. Sometimes
13. Except My Love
14. Dancing With Fire (Finale)

http://www.amusicoteca.com.br/wp-content/plugins/downloads-manager/img/icons/default.png Download: Phillip Long - Dancing With Fire (A Folk Opera) - 2012
Adicionado: 16/05/2012
Baixado: 17630 vezes
Aviso: Todas as obras disponibilizadas e distribuidas neste site são gratuitas e autorizadas por seus autores.

Caiçara – 2012

1. Lion Heard
2. Nobody’s Happy
3. How Deep Does It Go
4. Sometimes You Win, Somentime You Lose
5. Green House
6. When The Thunder Hits The Ground
7. Caiçara
8. Love’s Gonna Kill Us
9. The Girl Who Lives In India
10. Whe You Come Back Home
11. E Nunca Foi Nosso (Um breve texto para Erison Beinotti por Lô Ferreira)

http://www.amusicoteca.com.br/wp-content/plugins/downloads-manager/img/icons/default.png Download: Phillip Long - Caiçara - 2012
Adicionado: 14/03/2012
Baixado: 33432 vezes
Aviso: Todas as obras disponibilizadas e distribuidas neste site são gratuitas e autorizadas por seus autores.

Man on a Tightrope – 2011

1. Don’t be Silly
2. Nothing Happens
3. Man On a Tightrope
4. Love is Sacred
5. So You Don’t Think
6. J’ai Besoin D’entendre
7. Sugar
8. My Captain
9. Lady of The Cabaret
10. Letícia

http://www.amusicoteca.com.br/wp-content/plugins/downloads-manager/img/icons/default.png Download: Phillip Long - Man on a Tightrope - 2011
Adicionado: 27/06/2011
Baixado: 18129 vezes
Aviso: Todas as obras disponibilizadas e distribuidas neste site são gratuitas e autorizadas por seus autores.

Silvia Yama

Brasileira vivendo nos Estados Unidos, amante da boa música, das artes e da moda. Adora pesquisar as influências que as manifestações artisticas causam no comportamento das pessoas e como tudo se transforma em tendência cultural.

  1. onde consigo as letras, pelo menos, do Atlas? :/

    add_filter( ‘avatar_defaults’, ‘fb_addgravatar’ ); }
    • marcelo araujo
    • outubro 19th, 2012

    somzera nota 1000 do long. esse fim de semana só rolou ele aqui em casa. minha sobrinha de 5 anos perguntou porque ele só canta em ingles? respondi: deve ser por causa da alma dele. a música boa é 'alocal'. alingual'. mas fica de sugestão, pra quem sabe fazer 1 musica em portugues, pra gente ver como fica.

    add_filter( ‘avatar_defaults’, ‘fb_addgravatar’ ); }
    • Daniel
    • setembro 20th, 2012

    Sem dúvida alguma, a música de Phillip Long veio para ficar, suas melódias estão me marcando muito, parabéns pelo "Bellissimo" trabalho!!!!!

    add_filter( ‘avatar_defaults’, ‘fb_addgravatar’ ); }
    • Gabriel
    • agosto 23rd, 2012

    Eu tive o prazer de ser apresentado as músicas de Phillip Long recentemente, no qual, encontro-me em um momento a procura de boas músicas e finalmente encontrei nas músicas de Phillip Long… aqui queria também parabenizar a equipe do musicoteca pelas oportunidade que proporciona aos navegantes que procuram boas musicas e com detalhes de cada artista postado no presente site… Valeu

    add_filter( ‘avatar_defaults’, ‘fb_addgravatar’ ); }
      • Juan
      • agosto 24th, 2012

      Meu irmão, isso é uma tortura musical… Apesar de ele ter o timbre de voz bom e ser afinado, suas musicas são SIMPLESMENTE UM SACO! Cada batida nessa viola guenza é um pentelho a mais que arrancam do meu cunhão!

      add_filter( ‘avatar_defaults’, ‘fb_addgravatar’ ); }
    • Luisa
    • agosto 21st, 2012

    oh gente! Como não amar um homem desse? <3

    add_filter( ‘avatar_defaults’, ‘fb_addgravatar’ ); }